Rodando pela net e pesquisando para um trabalho acadêmico, vi diversos artigos onde nos falam dos diversos tipos de consumidores. Muito se é dito sobre 7 tipos existentes e sobre as suas formas de repressentação no mercado, no auge do consumo e dos desejos. Pelas pesquisas, constatei que são eles:
1- Os integrados: A preocupação com família é a principal característica desse grupo. Por isso, nunca tomam decisões individuais, sempre coletivas. Os bens de consumo mais procurados por eles são aqueles de marcas tradicionais. Ou seja, não arriscam novidades. São maioria na sociedade. Idade entre 40 a 64 anos
2- Os emuladores: Tidos como superficiais, materialistas e esnobes. Esses são alguns dos adjetivos usados para defini-los. Para essa camada da população, a embalagem é mais importante do que o conteúdo. Por isso, compram tudo o que está na moda, aparece na mídia e reflete status. Idade entre 18 a 34 anos
3- Os vencedores: O nome já diz tudo. Essa turma tem como objetivo vencer na profissão. São aplicados, concentrados e organizados. Gostam de viajar, ir a festas e praticar esportes competitivos. Quando o assunto é compra, procuram prestígio e, acima de tudo, qualidade.
Idade entre 25 a 29 anos
4- Os exploradores: Vivem intensamente e adoram praticar esportes de aventura. O objetivo é buscar novas experiências e sensações. São, quase sempre, os primeiros a aceitar as evoluções tecnológicas e comprar produtos inovadores. Esse grupo é conhecido por criar as tendências.
Idade entre 18 a 24 anos
5- Os transformadores: São pessoas que visam mudar o mundo trabalhando em projetos sociais ou organizando protestos. Os consumidores desse gênero são os menos materialistas, vistos como intelectuais e buscam comprar produtos que sejam política e ecologicamente corretos. Idade entre 18 a 24 anos
6- Os resignados: Seguem os dogmas religiosamente. Não fazem nada do que fuja às regras, respeitam as instituições e tentam passar isso para a família. Para essas pessoas, a compra está intimamente ligada à segurança e preço adequado.
Idade entre 18 a 39 anos
7- Os inconformados: É o típico grupo formado por pessoas insatisfeitas e que esperam que as oportunidades caiam do céu. Permanecem em casa assistindo televisão, se alimentam basicamente de fast food e fazem poucos planos para o futuro. A compra está relacionada ao preço e a uma gratificação instantânea.
Idade entre 18 a 29 anos
Os jovens consomem e buscam sempre a atualidade, tudo que for touchscreen, iphone, internet, video games cada vez mais reais, roupas de marca, baladas e por ai vai...
Ainda estou pesquisando, e atualizando esse post...
Fontes:
-Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor - BRASILCON
-Virtual Entrepreneur
-http://www.publistorm.com/wp-content/uploads/2009/07/midia.pdf
Postado por
Renato Silva

0 comentários:
Postar um comentário